Como fazer um render 360° + Realidade virtual

A palavra-chave dos tempos modernos é interatividade. Trabalhar com imagens estáticas está ficando cada vez mais comum. Mesmo que poucos sejam os artistas 3D capazes de criar renders foto-realistas de alta qualidade utilizando o Blender 2.8 ou outros softwares de modelagem 3D ainda assim o mercado clama por interatividade.

Uma solução simples para trazer interatividade para os seus projetos de arquitetura ou design de interiores é criar renderizações em 360° que podem ser visto utilizando óculos de realidade virtual ou serem interativos.


E é isso que vou te ensinar no vídeo abaixo:


O resumo em texto está aqui abaixo.


Para isso você precisará configurar apenas sua câmera e a dimensão final da sua imagem no Blender 2.80.


Configurações de Câmera:


1- Posicione sua câmera de forma que ela fique 100% paralela e na altura média de um ser humano (1,60m a 1,70).

Altura da Câmera na cena 3D do Blender

2 - Ajuste para que sua camera esteja em Type = "Panoramic" e o Panoramic type = "equirectangular"



Configuração da câmera no Blender 2.80

3 - Ajuste a resolução da imagem para a seguinte lógica:


LAGURA DEVE SER O DOBRO DA ALTURA.


Exemplo:

5000px por 1500 px

O resultado no preview de render deve ser semelhante a este aqui:



Render preview da imagem 360° no Blender

Ok, a parte 1 está concluída. Agora basta você renderizar sua imagem com a quantidade de samples que você preferir e ligar o denoiser de sua preferência. Em meu caso eu utilizo o addon D-noise, o qual você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


Mesmo usando denoiser este tipo de render tem muita resolução, então pode preparar pelo menos umas 2 horas para esperar ele ficar pronto. E qualquer resolução abaixo de 5000x2500 deixará sua imagem pixelada e feia. O tamanho recomendado é 8000x4000, mas pode levar até 4 horas para renderizar dependendo da configuração do seu computador.


Ao terminar sua imagem salve ela em formato JPEG!!! Nao salve em png, pois em png simplesmente nao funciona.


O segundo passo é a postagem.


Para postar na internet e enviar para seu cliente de forma simples você pode utilizar o app Meu Passeio Virtual. Este app está disponível tanto online via navegador quanto gratuitamente via android ou iphone.


https://www.meupasseiovirtual.com/app/


Com esse app você pode apenas fazer o upload da sua imagem e enviar o link dela para seu cliente.

Veja o resultado aqui:

https://tour360.meupasseiovirtual.com/017342/54146/tour-virtual-360/tourvirtual/


Vista no site

Entretanto, para postar no facebook a coisa é um pouco mais chatinha.


O facebook não identificará sua imagem automaticamente como uma imagem 360°. Para isso você deve alterar os metadados da imagem para que o facebook a reconheça como um render interativo 360°.


Para isso acesso o site: https://www.thexifer.net/

Faça o upload da sua imagem e click no botão azul apos o upload terminar:



Escreva em Make = Ricoh e em Model escreva Theta

Localize o modelo Ricoh theta S e clique no botão azul no final da página.



Configuração necessária para modificar os metadados

Depois disso é só fazer o upload da sua imagem no facebook que ela funcionará como uma imagem 360° interativa.



Imagem no facebook após os metadados estarem configurados

Então é isso, é dessa forma que você pode fazer renders 360° interativos para apresentar para seus clientes.


Se você quer saber mais sobre como utilizar o Blender para criar maquetes eletrônicas e renders foto-realistas clique aqui e conheça nossos cursos e tutoriais!

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